Método Kiron®
Intervenções assistidas por equinos
O Método Kiron® é uma metodologia de intervenções assistidas por equinos. É uma abordagem única que conjuga as qualidades e as capacidades naturais do cavalo com as competências e a experiência do terapeuta, coach ou facilitador formado com esta metodologia.
Áreas de intervenções:
· a psicoterapia assistida por equinos
· o coaching assistido por equinos
· a aprendizagem assistida por equinos
· o desenvolvimento humano assistido por equinos
1º Pilar: APRENDIZAGEM VIVENCIAL
2º Pilar: ETOLOGIA EQUINA
3º Pilar: CAVALO-ESPELHO E CAVALO-MEDIADOR
PORQUÊ OS CAVALOS?
O cavalo é um ser vivo com elevada presença, em constante comunicação com os seus pares fazendo-o com o ser humano do mesmo modo. Na relação terapêutica assistida por equinos, o cavalo cria um espaço aberto de comunicação com o paciente, a nível externo (corporal) e interno (emocional), facilitando a superação de conflitos e as tomadas de consciência sobre as formas de ser e estar do paciente.
Perante os cavalos estamos mais presentes, mais conscientes das nossas atitudes e dos nossos gestos, o que permite clarificar a nossa comunicação não-verbal, tornando este método altamente poderoso em termos psico-corporal. Está provado que a comunicação entre humanos tem a influência de três componentes: a palavra (7%), o tom da voz (38%) e a linguagem corporal (55%). Com a ajuda dos terapeutas/facilitadores humanos, estes benefícios transpõem-se facilmente para a nossa vida, proporcionando melhores relações interpessoais e facilitando a execução dos nossos projectos pessoais e profissionais. Devido à sua grande sensibilidade, os cavalos são poderosos espelhos dos nossos comportamentos, são grandes reveladores das nossas problemáticas e também competências porque lêem com uma precisão surpreendente os comportamentos não-verbais dos humanos. Além disto, os cavalos vivem numa construção social muito parecida com a nossa, o que oferece quando interagimos com eles ricas informações sobre a nossa vida em família, no trabalho e as nossas relações interpessoais. Como não mentem, são uma fonte fiável de informações concretas que integradas num processo terapêutico ou de desenvolvimento pessoal permitem transformações poderosas. A comunicação implícita estabelecida entre humanos e equinos possibilita a ligação com a nossa verdadeira intenção e postura e, consequentemente, nos obriga a melhorar os nossos comportamentos incongruentes.